72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão preparadas para as novas regras, diz pesquisa. Em 2026, a reforma tributária em vigor começa a transformar a rotina das empresas brasileiras. A legislação substitui gradualmente PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI por um IVA dual — formado pela CBS (federal) e pelo IBS (estadual e municipal) — além da criação do Imposto Seletivo, com impactos diretos na emissão de notas fiscais, por exemplo.
Embora a cobrança efetiva desses novos tributos ainda esteja em fase de teste, as empresas já são obrigadas a emitir documentos fiscais eletrônicos (como NF-e e NFS-e) com os novos campos, dando início a um período de transição tributária que deve se estender até 2033.
Segundo Augusto Lyra, CEO da Everflow, empresa especializada em soluções tecnológicas de gestão empresarial, na prática isso começou a representar uma maior complexidade operacional para o dia a dia das empresas.
Fonte: Engenharia de Comunicação
Voltar para a listagem de notíciasEntre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.
Rua João Gurgel - 2247 - Centro
Araraquara / SP - CEP: 12345-000
(16)3332-6280
contato@escritoriopadrao.cnt.br
Sitecontabil © 2020 - 2026 | Todos os direitos reservados