Gestão de desempenho em empresas brasileiras segue inconsistente, diz pesquisa

19 de fevereiro de 2026
Você RH

Uma pesquisa da Korn Ferry com 264 empresas brasileiras analisou como as organizações avaliam, desenvolvem e recompensam seus profissionais.

Os dados mostram que a maioria das empresas já tem programas formais de gestão de desempenho, cobrindo diferentes níveis hierárquicos. Ainda assim, a prática está longe de ser homogênea. Processos de calibração nem sempre alcançam todos os níveis, e a maturidade das lideranças para conduzir avaliações consistentes segue desigual.

Outro ponto de atenção é a comunicação. Dificuldades para traduzir metas corporativas em objetivos locais, ruídos em ambientes remotos e baixa cultura de feedback comprometem a credibilidade do processo.

O estudo também aponta avanços tímidos na inclusão de indicadores de ESG e diversidade nos acordos de metas e revela que, embora parte das empresas já opere em modelos ágeis, os sistemas de avaliação ainda lutam para equilibrar padronização e flexibilidade. Para a Korn Ferry, o recado é claro: sem clareza, governança e preparo da liderança, a gestão de desempenho perde força como ferramenta estratégica.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua João Gurgel - 2247 - Centro

Araraquara / SP - CEP: 12345-000

Contato

(16)3332-6280

E-mail

contato@escritoriopadrao.cnt.br

Sitecontabil © 2020 - 2026 | Todos os direitos reservados